A ECOTERRA-BIO foi fundada em outubro de 1999 pelo atual sócio administrador Sr. Mario Augusto Alexandre Coelho, Engenheiro Agrônomo (UFPEL), MSc. Tecnologia Ambiental (UNISC), com especialização em Economia Social na Agricultura pela Universidade Georg August de Göttingen, Alemanha, mestrado em Tecnologia Ambiental (UNISC) e doutorado pela UFRGS em Engenharia de Mineração, Metalúrgica e de Materiais na área de Metalurgia Extrativa e Ambiental com foco na geração de energia verde por meio da agricultura. Até 2001, com sede em Santa Cruz do Sul, RS, o foco principal era o Agronegócio (agricultura orgânica). Em 2001, além do agronegócio, a ECOTERRA-BIO dá início aos trabalhos com projetos de biogás e, em 2005, com estudos em projetos eólicos no Brasil junto com a empresa PROWIND GmbH de Osnabrück, Alemanha.

Em outubro de 2008 Mario Coelho fundou a empresa PROEOLICA Energia do Brasil Ltda, especializada em projetos eólicos, de propriedade da PROWIND GmbH, de Osnabrück, Alemanha, da qual foi diretor até junho de 2014. A partir de 2009, o principal objetivo da ECOTERRA-BIO passa a ser o planejamento, construção e operação de instalações para reciclagem de resíduos sólidos e geração de energia e fertilizante orgânico a partir do biogás.

Em junho de 2012, assinei contrato de consultoria com a empresa MT-Energie GmbH na cidade de Zeven, Alemanha. Inicia a prospecção de mercado para comercialização de projetos de biogás turnkey utilizando resíduos provenientes de agroindústrias, RSU, resíduos da produção animal e/ou silagem de plantas energéticas no Brasil. Com a venda do controle acionário da MT-Energie para uma empresa japonesa, em junho de 2014, Mario Coelho funda a empresa EEB Biogas e Biometano Ltda (www.eco-energia-brasil.com) juntamente com o Sr. Torben Brunckhorst, que possuía 12 % das ações da MT-Energie. O objetivo desta nova empresa é comercializar os mesmos equipamentos e usinas de biogás (turnkey), que a MT-Energie produziu até o momento em que foi vendida ao capital japonês, no mercado brasileiro e na América do Sul.

Em março de 2018 Mario Coelho fundou a empresa Calvatis Indústria e Comércio Ltda., empresa 100% alemã, da qual foi diretor até julho de 2020. Pertencente à Calvatis GmbH, tem como objetivo fornecer produtos de higiene e desinfecção para a produção animal do setor alimentício no agronegócio brasileiro.

Em março de 2021, Mario Coelho formaliza a empresa Mario A A Coelho Consultoria, cujo objetivo é realizar projetos na área de biogás, prestando toda a assessoria necessária para o desenho e modelo de negócio, para a geração de energia a partir de substratos dedicados de agricultura, resíduos provenientes de produção animal, RSU orgânicos, agroindústrias, bem como quaisquer outros resíduos orgânicos gerados nos processos de produção de alimentos, biocombustíveis, entre outros.

Desta forma, Mario Coelho sempre esteve envolvido e dedicado à área do agronegócio, da produção alimentar sustentável e das energias renováveis, da P&D e da educação, ligado à União Europeia e ao resto do mundo através do seu relacionamento com as universidades, o terceiro sector, o biogás, projetos de energia e produção de fertilizante orgânico.

PRÊMIOS:
            Em fevereiro de 2017 a ECOTERRA-BIO foi vencedora do Programa de Mineração LAB VOTORANTIM – FIEMG, Belo Horizonte, MG, sob o TEMA: BIOENERGIA com a proposta – Fornecimento de Biometano em substituição ao Gás Natural utilizado nas caldeiras da unidade de Juiz de Fora/MG a partir de resíduos da caixa de gordura. https://andremedina.com.br/2017/02/24/mining-lab-como-foi-o-1o-ciclo/

No dia 11 de maio de 2022 Mario Coelho recebeu o prêmio de inovação em Biogás com o projeto “Etileno do Biogás” da Fraunhofer-Gesellschaft como componente constituinte da iniciativa Research in Germany, com duração 2021-2022. Este projeto amplia o estado da arte ao permitir um novo caminho para a melhoria do biogás através da sua conversão e ativação de uma matéria-prima renovável para a produção de etileno em menor escala e em diferentes locais usando OCM. https://www.research-in-germany.org/energinno/participants/brazilian-innovators/Innovators-in-Biogas.html

A ECOTERRA-BIO possui relacionamentos formalizados por meio de convênios e acordos de confidencialidade com as seguintes instituiçoes: Universidade de Rostock, Deutsche Biomasse Forschungszentrum (DBFZ), TU-Berlin, Forschungszentrum Jülich GmbH, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), UNIVATES, EMBRAPII, SENAI, Universidad Nacional Agraria La Molina (UNALM, Peru), OST – Eastern Switzerland University of Applied Sciences, além do contato com diversas empresas que buscam a sustentabilidade por meio de fontes de energia verde e muitas outras do setor de resíduos sólidos urbanos, redes de supermercados e setor do agronegócio.

Rolar para cima