O biogás é produzido a partir da degradação anaeróbia da matéria orgânica, que pode ser encontrada em muitos processos de descarte de resíduos, como esterco de animais, resíduos de agroindústrias e até mesmo através de substratos dedicados com por exemplo, silagem de milho, sorgo, gramíneas, entre outros.

A matéria orgânica que é normalmente chamada de substrato é alimentada no fermentador para produzir biogás, assim como eletricidade e calor, biometano, CO2 e fertilizante orgânico.

A sequência lógica para a produção de biogás é:

I – A matéria orgânica (Substrato) é transportada até o local da planta de biogás.

II – O substrato é alimentado dentro do Biodigestor principal (1), que está conectado ao biodigestor secundário (2), onde ocorre a fermentação da matéria orgânica e a consequente produção de biogás.

III – Quando o substrato é digerido, este é bombeado para o tanque de armazenamento de resíduos, que no Brasil é constituído por uma lagoa coberta (3). A lagoa é usada apenas para o armazenamento do biofertilizante.

IV – O biogás é composto em média por 50% a 70% de CH4, 30% a 47% de CO2 e 3% de outros gases como O2, H2S e H2. O biogás produzido nos fermentadores é armazenado no coletor de gás dos biodigestores (4), que faz parte da membrana dupla. A partir deste, flui para a unidade de geração de energia e calor – Coogerador (5) ou para o Upgade System (6), para produção de biometano, que substitui todas as fontes fósseis de energia.

V – A eletricidade pode ser injetada na corrente elétrica (7) ou ser usada diretamente, para o autoconsumo. Uma parte do calor é usada para aquecer os biodigestores (8) para mantê-los a uma temperatura de 40°C. O resto do calor pode ser usado para consumo público ou privado, para calor ou frio (8).

Caso você possua resíduos orgânicos ou esteja interessado em produzir plantas energéticas (agricultura) para produção de energia (biogás para eletricidade ou biometano para biocombustível) solicite um estudo enviando um e-mail para mariocoelho@ecoterra-bio.com.br, que lhe retornaremos em seguida, para conversarmos sobre o projeto, que melhor se adeque a sua necessidade.

Rolar para cima